Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Praxes

por Patrícia Sofia Ferreira, em 30.01.14

Irrita-me tanto ver pessoas criticar algo que nunca fizeram. Estou a falar, mais concretamente, das praxes – o assunto que está na berra, ultimamente, e que já devemos estar todos cansados de ouvir. Claro que respeito a opinião das pessoas que não gostam destas “atrocidades”. Todavia, fico revoltada quando pessoas, que nunca viveram verdadeiramente o espírito da praxe, as criticam. Muitas delas nem nunca foram praxadas nem assistiram a praxar e adquirem as suas opiniões através de meios, como a televisão e jornais, que apenas dão valor aos aspetos maus da praxe. As partes boas nunca são notícia.

Óbvio que também não concordo com algumas barbaridades, comportamentos abusivos e violentos. Para isso é que existe a palavra "não", que pode - e deve - ser usada quando algo vai contra os princípios de uma pessoa.  Tem de se saber dizer não!

Eu não fiz praxe no 1º ano da minha licenciatura (expliquei tudo neste post), algo que gostaria de ter feito até ouvir opiniões menos boas. No entanto, no princípio deste ano letivo, por incentivo de algumas colegas que tinham feito praxe no ano passado, decidi também fazer. No começo não estava a gostar muito, era muito cansativo e não tinha tempo para mais nada, mas decidi continuar - se tinha começado tinha de levar até ao fim, afinal, era apenas 1 mês. No final, não me arrependi nada. Conheci pessoas fantásticas, que, de outro modo, teria sido mais difícil. Apenas penso que se tivesse feito com os do meu ano teria sido muito melhor, disso não tenho dúvidas.

Para quem vai entrar na universidade, brevemente, recomendo a experimentarem. Se não gostarem, parem. Não perdem nada. Se não começarem não saberão se irão gostar. Não se guiem pelo que os outros dizem. Eu fi-lo e quase me arrependia.

Acredito que muita gente não concorde com a minha opinião, o que é normal. Mas tentem não julgar o "livro pela capa"...

O que vocês acham sobre este assunto?

Aconselho-vos a ver estes vídeos. Estão muito bons.

publicado às 00:00


1 comentário

De NOVO BLOG acupoftea.blogs.sapo.pt a 30.01.2014 às 20:38

Ah, obrigada. Isso eu também recusava. É um bocado... enfim. Sem comentários.
Mas isso dos fóruns é básico. Eu própria já tinha ouvido falar antes de passar na TVI e antes de isto do Meco ser tão falado. O facto do texto ser igual é que pronto... Mas de resto eram relatórios oficiais. Se não eram, pelo menos pareciam!

Comentar:

CorretorEmoji

Notificações de respostas serão enviadas por e-mail.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.




Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Arquivo

  1. 2014
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2013
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2012
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D